Quem são: Deus, Jesus e Espirito Santo?

Quem é Deus...Ele pode ser conhecido.
Deus, que criou o universo em toda a sua imensidão e detalhes criativos, pode ser conhecido por nós. Ele nos conta sobre si mesmo, mas também nos revela muito mais. Deus nos convida a ter um relacionamento com ele, onde podemos conhecê-lo pessoalmente. Não somente podemos aprender sobre ele, como podemos conhecê-lo, intimamente.

"Não se glorie o homem sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois Eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado", declara o Senhor. (Jeremias 9:23, 24).

Quem é Deus...Ele é Acessível.
Deus nos convida a conversarmos com ele e deixá-lo saber de tudo o que nos preocupa. Nós não precisamos primeiro consertar as nossas atitudes. Também não precisamos ser educados, teologicamente corretos ou santos. É da própria natureza de Deus ser amável e receptivo quando vamos até Ele.

"O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade". (Salmos 145:18).

Quem é Deus...Ele é Criativo.
Tudo o que nós fazemos é formado por materiais existentes ou construído com coisas que já foram criadas. Deus tem a capacidade de falar e trazer coisas à existência, não somente as galáxias e as formas de vida, mas também soluções para os problemas de hoje. Deus é criativo, por nós. É desejo dele que saibamos disso e confiemos em Seu poder.

"Proclamarão o glorioso esplendor de tua majestade, e meditarei nas maravilhas que fazes." (Salmos 145:5).
"...De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra." (Salmos 121:1,2).

Quem é Deus...Ele é Honesto.
Assim como uma pessoa que compartilha com você seus pensamentos e sentimentos, Deus claramente nos conta sobre ele mesmo, a única diferença que existe, é que ele é sempre honesto. Tudo o que ele conta sobre ele mesmo, ou sobre nós, é uma informação confiável. Mais verdadeiro do que nossos sentimentos, pensamentos e percepções, Deus é completamente preciso e honesto no que diz. Nós podemos confiar completamente em cada promessa que Ele nos faz, Ele cumpre. Nós podemos conhecê-lo com base em sua palavra.

"A explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes."
"A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho." (Salmos 119:130,105).

Quem é Deus...Ele é Capaz.
Você gostaria de estar 100% correto, sobre todas as coisas? Deus pode. Sua sabedoria não tem limites. Ele entende todos os elementos de uma situação, incluindo a história e os eventos futuros relacionados a ela. Nós não precisamos atualizá-lo, aconselhá-lo ou persuadi-lo a fazer a coisa certa. Ele fará, porque ele é capaz e porque seus motivos são puros. Quando confiamos nele, podemos estar certos de que ele nunca cometerá erros, nunca nos deixará enfraquecidos ou nos enganará. Você pode confiar completamente nele. Ele fará o que é certo, em todas as circunstâncias, em todo o tempo.

"Nenhum dos que esperam em ti ficará decepcionado..." (Salmos 25:3).

Quem é Jesus?
A evidência histórica em que as pessoas têm confiado por mais de 2000 anos.

Quem é Jesus? Por que é importante saber!

Quem é Jesus e por que isso é tão importante? Vivemos numa época de pluralismo religioso e relativismo moral. A filosofia espiritual popular, especialmente após os acontecimentos de 11 de Setembro, é que todos os sistemas de crença religiosa, contanto que sejam sinceros, são iguais. Escolha um para seguir de todo o coração e você vai chegar ao céu. Isso é no que o mundo acredita, mas Jesus ensina o contrário. Portanto, temos que analisar quem Jesus é ao ponderar sobre algumas perguntas que as pessoas frequentemente fazem sobre ele. As respostas são encontradas na

Quem é Jesus? Ele foi 100% homem

De acordo com João 1:14, Jesus se fez carne e habitou entre nós. Por que é que a sua humanidade é tão importante? Em Hebreus 4:15, Jesus foi tentado em todos os sentidos, tal como nós somos. Sendo assim, Jesus pode simpatizar com as nossas fraquezas como seres humanos. O que podemos aprender da maneira em que Jesus lidou com as tentações? De acordo com 1 João 3:5, Jesus veio à terra em forma humana para que pudesse morrer uma morte física e nos livrar de nossos pecados. Como é que todos nós seríamos afetados se não tivéssemos a opção de poder escapar de nossos pecados?

Jesus é a peça mais importante para podermos fazer parte da família de Deus. Quando Ele Se rebaixou ao nosso nível ao se tornar um homem, Ele tornou possível que nos relacionássemos com Deus e que Deus Se relacionasse conosco através dEle.
Quem é Jesus? Ele era 100% Deus

Quem é Jesus, e como foi possível que o corpo humano de Cristo fosse por completo a divindade e glória de Deus?

De acordo com João 1:1-3, Jesus existiu desde o início. Desde o início, Jesus estava com Deus, e Jesus era Deus. Aqui, a Bíblia define a natureza inseparável de Jesus e do Deus do Universo. Os seguintes versos fornecem mais provas de que Jesus é 100% Deus:

Destaques do tempo de Cristo na Terra e os seus versículos:
·         Milagres: Lucas 7:22
·         Testemunhas oculares da Sua vida perfeita: Mateus 16:13-17
·         Cumprimento da Profecia: Mateus 13:14, Lucas 24:44
·         A própria afirmação /identificação de Jesus: João 10:30-38, Mateus 16:13 -- 17, Marcos 14:61-64
·         Afirmações dos seguidores de Cristo: Hebreus 1:8, Colossenses 1:16, João 12:40 (citando Isaías 6:1-10)
·         Ressurreição: Lucas 24:39, Marcos 8:31, Atos 17:32
Jesus é a parte mais importante para podermos fazer parte da família de Deus. Quando Ele estabeleceu sua divindade ao ressuscitar da sepultura, Ele tornou possível que tivéssemos perdão do pecado e uma nova relação com Deus.


Quem é Jesus? Ele é o Caminho ao Céu

Quem é Jesus, e por que Ele é o único caminho de salvação?

Em João 14:6, Jesus declara: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." Por que é importante saber que nenhum outro líder religioso jamais fez uma declaração assim? De acordo com Efésios 2:8-9, "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie." Como isso se compara com outras religiões do mundo que são baseadas em "obras" e não em fé em Jesus e sua ressurreição? Se não podemos construir um relacionamento com Deus através de boas obras e rituais repetitivos, o que então devemos fazer? Atos 4:12 deixa bem claro: "E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos."

Quem é o Espírito Santo?
Há muitos conceitos errôneos sobre a identidade do Espírito Santo. Alguns vêem o Espírito Santo como uma força mística. Outros entendem o Espírito Santo como sendo um poder impessoal que Deus disponibiliza aos seguidores de Cristo. O que diz a Bíblia a respeito da identidade do Espírito Santo? Colocando de forma simples – a Bíblia diz que o Espírito Santo é Deus. A Bíblia também nos diz que o Espírito Santo é uma Pessoa, um Ser com mente, emoções e uma vontade.

O fato do Espírito Santo ser Deus é claramente visto em muitas Escrituras, incluindo Atos 5:3-4. Neste verso Pedro confronta Ananias em por que ele tinha mentido para o Espírito Santo, e a ele diz “não mentiste aos homens, mas a Deus”. É uma declaração clara de que mentir ao Espírito Santo é mentir a Deus.

Podemos também saber que o Espírito Santo é Deus porque Ele possui os atributos ou características de Deus. Por exemplo, a onipresença do Espírito Santo é vista em Salmos 139:7-8: “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.” Em I Coríntios 2:10 vemos a característica de onisciência do Espírito Santo: “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.”

Podemos saber que o Espírito Santo é mesmo uma Pessoa porque Ele possui uma mente, emoções e vontade. O Espírito Santo pensa e sabe (I Coríntios 2:10). O Espírito Santo pode se entristecer (Efésios 4:30). O Espírito intercede por nós (Romanos 8:26-27). O Espírito Santo toma decisões de acordo com Sua vontade (I Coríntios 12:7-11). O Espírito Santo é Deus, a terceira “Pessoa” da Trindade. Como Deus, o Espírito Santo pode verdadeiramente agir como o Confortador e Consolador que Jesus prometeu que ele seria (João 14:16,26; 15:26).